O feto tem movimentos voluntários, mostrando que o seu cérebro está bem conectado com o restante do corpo. Os neurônios (células principais do sistema nervoso central) estão crescendo e fazendo suas conexões para permitir o bom funcionamento do corpo.
As pernas e os braços são mais proporcionais, mas a cabeça continua bem maior do que o resto do corpo, devido ao tamanho do cérebro. As orelhas estão na sua posição definitiva, ao lado da cabeça. Os botões dos dentes de leite e também dos permanentes estão devidamente posicionados.
Entre 18 e 22 semanas é a época de fazer a ultrassonografia morfológica. Nesse exame, o feto é visto em detalhes, a procura de possíveis defeitos genéticos e outras más formações. A época ideal para fazer esse exame é entre 20 e 22 semanas, quando também o sexo do bebê é melhor visualizado. Lembre-se que nem sempre é possível identificar o sexo no momento do exame. Isso depende não somente do profissional que está realizando, mas também da posição do feto naquele momento!
Ele agora mede, da cabeça ao bumbum entre 13 e 15 cm e mede 200g.
Seu bebê já começou a engolir o líquido amniótico, e os rins continuam produzindo urina. O cabelo está começando a aparecer.
O desenvolvimento sensorial chega ao auge esta semana. Os neurônios ligados a cada um dos sentidos -- paladar, olfato, audição, visão e tato -- estão se desenvolvendo em suas áreas específicas do cérebro.
A produção de células nervosas diminui, e as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas. Se você está esperando uma menina, ela tem mais ou menos 6 milhões de óvulos nos ovários. Quando nascer, esse número terá diminuído para por volta de 1 milhão.
Você chegou à metade da gestação! Agora que está entrando na 20a semana, seu útero chega até o umbigo, e deve crescer cerca de um centímetro por semana. Essa medição normalmente é feita pelo médico com uma fita métrica nas consultas.
Agora você está começando a distinguir os chutes e as cambalhotas do bebê. Para algumas mulheres demora um pouco mais. Você vai ver: daqui a pouco, vai ficar até difícil dormir com tanto movimento.
O período que compreende as próximas dez semanas deve ser o de mais agitação física para o bebê, pois depois disso o útero começa a ficar apertado para tamanha movimentação.
Mudanças no seu corpo: seu corpo continua se adaptando a nova realidade e o útero pode ser sentido a 1 cm do seu umbigo. O útero pesa em torno de 320g e seus seios podem ter tido um aumento de 180g cada um. Um efeito comparável ao silicone!
0 comentários:
Postar um comentário