FALTA ALGUNS PARA TERMINAR A COLEÇÃO.....
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
10 semanas...

Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem.
Os órgãos vitais -- o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões -- estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa ainda está saltada, mas logo vai assumir uma forma mais humana.
Se você pudesse dar uma olhadinha no seu bebê esta semana, conseguiria enxergar claramente o desenho de sua coluna. Os nervos se expandem a partir da medula espinhal.
Seu útero está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultra-som, dá para ouvir as batidas rápidas do coração do feto -- uma grávida comparou o som ao galope de um cavalo.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
O que é proibido????
1 - Proibido fumar É sabido que activa ou passivamente o cigarro
afecta a saúde de homens e mulheres. Mas quando esse vício se associa à gravidez
os danos multiplicam-se. Entre os efeitos nocivos que se adjudicam ao hábito de
fumar encontra-se a infertilidade, o aborto, o parto prematuro (cerca de 14 por
cento dá-se em mães fumadoras), alterações inflamatórias e desprendimento
prematuro da placenta, maior incidência de desnutrição fetal e morte súbita do
recém-nascido, além de baixo peso ao nascer. Como exemplo: a incidência de
atraso no crescimento em mulheres não fumadoras é de 7 por cento, enquanto que
nas fumadoras chega aos 28 por cento. Um cigarro de apenas sete centímetros de
comprimento contém três mil compostos químicos diferentes; os três principais
são a nicotina, o monóxido de carbono e o ácido ciânico. Como podemos verificar,
tratam-se de argumentos mais do que concludentes para compreender porque deixar
de fumar durante a gestação é uma necessidade, apesar de ser uma decisão
difícil. Diversos estudos demonstraram que os efeitos do tabagismo sobre o
crescimento fetal são proporcionais às doses: quanto maior for o número de
cigarros, maior é o efeito restritivo no peso fetal. Se a mulher deixa de fumar
durante a gravidez, o seu filho nascerá com tamanho e saúde iguais aos de outra
criança, filha de mãe não fumadora. Inclusivamente, se se abandonar o hábito
antes da semana 30, consegue-se um extraordinário benefício: a maior parte do
peso do bebé (60 por cento) atinge-se no terceiro trimestre. O cigarro evita a
acumulação de gordura corporal no feto sem afectar o seu crescimento linear.
Além disso, deixar de fumar melhora o estilo de vida: geralmente acompanha-se de
uma melhor alimentação e de um incremento da prática de exercícios físicos, o
que se reflecte numa diminuição das doenças crónicas cardiovasculares,
insuficiência cardíaca, cancro do pulmão e enfisema pulmonar.
2 - Proibido tomar álcool Respondendo a perguntas sobre se será permitido beber uns "copinhos" durante a gravidez, a resposta é um rotundo "não".
O álcool é uma das substâncias responsáveis de malformações fetais, de modo que as mulheres deveriam abster-se de tomar bebidas alcoólicas quando comecem a planificar a gravidez. Também no caso do álcool, o impacto negativo dependerá da dose, do tempo e das condições de exposição. Quanto maior for o consumo, maiores também serão os efeitos negativos no feto. Grandes quantidades de álcool no primeiro trimestre predispõem ao aborto espontâneo, enquanto que no segundo ou no terceiro provocam restrições ao crescimento e dano neurológico fetal. As consequências nas crianças com "síndroma de álcool fetal" são: atraso de crescimento intra-uterino, menor tamanho e peso ao nascer, estatura pequena e anomalias faciais. O álcool pode também afectar o sistema nervoso central e produzir, entre outros problemas, microcefalia (escasso desenvolvimento do cérebro), além de originar dificuldades na aprendizagem e no comportamento social. Entre as complicações mais frequentes contam-se o atraso mental, o início tardio da compreensão e da fala, o déficit de atenção e os transtornos na aprendizagem.
3 - Proibido o excesso de café
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso que incrementa a frequência cardíaca da mãe assim como o seu metabolismo. Encontra-se presente não só no café mas também no cacau, no chocolate, no chá e em várias bebidas de cola. Em doses elevadas, a cafeína pode provocar excitação, palpitações e irritação do tracto digestivo. E também aumenta a libertação de epinefrina, uma substância que coloca em situação de stress tanto a mãe como o feto, dado que através da diminuição do fluxo útero-placentário reduz a quantidade de oxigénio e nutrientes que chegam ao feto. As mulheres grávidas não deveriam consumir mais de dois cafés por dia.
4 - Proibido cansar-se
Para explicar-lho de maneira simples, um correcto repouso ou descanso consegue-se com oito horas de sono durante a noite e duas durante a tarde. Claro que estas definições costumam ser fáceis, e a sua aplicação difícil. O conselho para as futuras mamãs é que não tenham receio de descansar mais do que o habitual; pelo contrário; façam-no sempre que possam. Para isto, é conveniente organizar as tarefas durante o dia segundo a sua importância, e aproveitar os fins-de-semana para repousar. Também é necessário que os colegas compreendam que o rendimento laboral pode diminuir. Se tenta descansar e não o consegue, não se preocupe: a maioria das mulheres tem dificuldades, porque embora o seu corpo esteja deitado no sofá, o cérebro continua no seu ritmo habitual. Outra recomendação é não entrar em competições, porque quem não estiver "grávida" fica em vantagem. Procure nos colegas a solidariedade, em vez de rivalidade ou compaixão.
5 - Proibido não se alimentar bem
A futura mamã deve alimentar-se corretamente, escolhendo os alimentos adequados em quantidades moderadas, e privilegiando a variedade e a qualidade. Desta maneira, não só beneficiará a sua imagem que, além disso é muito importante e evitará possíveis e indesejáveis complicações. A dieta de uma pessoa adulta saudável deve fornecer aproximadamente 2.000 calorias. E embora se saiba que durante a gravidez seja preciso reforçá-las, este aumento não deve exceder as 300 calorias adicionais por dia. Mas a quantidade de calorias não é a única coisa a ter em atenção. Também é preciso verificar de que tipos de alimentos provêem, uma vez que as que são fornecidas por uma guloseima são diferentes daquelas que se absorvem através de uma maçã. O melhor guia para uma alimentação equilibrada em todas as circunstâncias e também durante gravidez, é a pirâmide nutricional. Para cuidar da linha, é recomendável escolher alimentos sem cremes ou com poucas calorias, que forneçam os nutrientes indispensáveis sem juntar calorias desnecessárias. Desta maneira, é possível controlar o peso.
6 - Proibidos os exercícios físicos de risco
Sabe-se que o exercício físico é fonte de boa saúde. Ao falar de "exercícios físicos" referimo-nos a toda a actividade física que exceda as tarefas habituais e quotidianas; concretamente: caminhar, andar de bicicleta, praticar ginástica ou algum desporto como o ténis ou a natação. Nesse sentido, poderemos considerar dois grupos de mulheres: aquelas que não realizaram actividade física alguma antes da gravidez, e as que estão habituadas a praticar algum desporto e se encontram em bom estado físico. Se não está habituada a fazer ginástica, a gravidez não é o momento ideal para começar, uma vez que isso constitui uma exigência física muito importante para o organismo, e é necessário ser muito cuidadosa na hora de avaliar situações de consumo energético. Não obstante, se assim o deseja, pode caminhar em locais de ar livre e bem oxigenados, fazer ginástica para grávidas, iniciar a prática de yoga ou exercícios de relaxamento. Mas sempre de maneira gradual e mediante movimentos suaves e coordenados, descansando de cada vez que se sinta cansada ou fatigada. Se por outro lado está habituada a fazer exercício físico e está bem treinada, não há motivo para abandonar as actividades habituais. Inclusivamente, o exercício pré-natal poderia diminuir as dores frequentes de cintura, as cãibras, a obstipação e a acidez, além de aumentar a capacidade energética da grávida e melhorar a sua respiração e oxigenação. Mas atenção: é preciso pôr de lado o aspecto competitivo. O excesso de actividade acima do tolerável pode prejudicar a evolução da gravidez. Por isso, é bom praticar o seu desporto habitual mas não obrigar-se a terminar nenhuma partida. As actividades como o esqui (aquático ou na neve) e o hipismo não são recomendáveis durante a gestação, devido à possibilidade de acidentes que implicam.
7 - Tintas, proibidas?
Habitualmente ouvimos dizer que as tintas para o cabelo são proibidas durante a gravidez. No entanto, não há inconvenientes em utilizar produtos como o "Inné", dado que se trata de um corante vegetal que não implica risco algum durante a gestação. Quanto ao resto das tintas, convém aplicá-las somente para fazer reflexos ou madeixas, de modo que não tomem contacto directo com o couro cabeludo.
2 - Proibido tomar álcool Respondendo a perguntas sobre se será permitido beber uns "copinhos" durante a gravidez, a resposta é um rotundo "não".
O álcool é uma das substâncias responsáveis de malformações fetais, de modo que as mulheres deveriam abster-se de tomar bebidas alcoólicas quando comecem a planificar a gravidez. Também no caso do álcool, o impacto negativo dependerá da dose, do tempo e das condições de exposição. Quanto maior for o consumo, maiores também serão os efeitos negativos no feto. Grandes quantidades de álcool no primeiro trimestre predispõem ao aborto espontâneo, enquanto que no segundo ou no terceiro provocam restrições ao crescimento e dano neurológico fetal. As consequências nas crianças com "síndroma de álcool fetal" são: atraso de crescimento intra-uterino, menor tamanho e peso ao nascer, estatura pequena e anomalias faciais. O álcool pode também afectar o sistema nervoso central e produzir, entre outros problemas, microcefalia (escasso desenvolvimento do cérebro), além de originar dificuldades na aprendizagem e no comportamento social. Entre as complicações mais frequentes contam-se o atraso mental, o início tardio da compreensão e da fala, o déficit de atenção e os transtornos na aprendizagem.
3 - Proibido o excesso de café
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso que incrementa a frequência cardíaca da mãe assim como o seu metabolismo. Encontra-se presente não só no café mas também no cacau, no chocolate, no chá e em várias bebidas de cola. Em doses elevadas, a cafeína pode provocar excitação, palpitações e irritação do tracto digestivo. E também aumenta a libertação de epinefrina, uma substância que coloca em situação de stress tanto a mãe como o feto, dado que através da diminuição do fluxo útero-placentário reduz a quantidade de oxigénio e nutrientes que chegam ao feto. As mulheres grávidas não deveriam consumir mais de dois cafés por dia.

Para explicar-lho de maneira simples, um correcto repouso ou descanso consegue-se com oito horas de sono durante a noite e duas durante a tarde. Claro que estas definições costumam ser fáceis, e a sua aplicação difícil. O conselho para as futuras mamãs é que não tenham receio de descansar mais do que o habitual; pelo contrário; façam-no sempre que possam. Para isto, é conveniente organizar as tarefas durante o dia segundo a sua importância, e aproveitar os fins-de-semana para repousar. Também é necessário que os colegas compreendam que o rendimento laboral pode diminuir. Se tenta descansar e não o consegue, não se preocupe: a maioria das mulheres tem dificuldades, porque embora o seu corpo esteja deitado no sofá, o cérebro continua no seu ritmo habitual. Outra recomendação é não entrar em competições, porque quem não estiver "grávida" fica em vantagem. Procure nos colegas a solidariedade, em vez de rivalidade ou compaixão.
5 - Proibido não se alimentar bem
A futura mamã deve alimentar-se corretamente, escolhendo os alimentos adequados em quantidades moderadas, e privilegiando a variedade e a qualidade. Desta maneira, não só beneficiará a sua imagem que, além disso é muito importante e evitará possíveis e indesejáveis complicações. A dieta de uma pessoa adulta saudável deve fornecer aproximadamente 2.000 calorias. E embora se saiba que durante a gravidez seja preciso reforçá-las, este aumento não deve exceder as 300 calorias adicionais por dia. Mas a quantidade de calorias não é a única coisa a ter em atenção. Também é preciso verificar de que tipos de alimentos provêem, uma vez que as que são fornecidas por uma guloseima são diferentes daquelas que se absorvem através de uma maçã. O melhor guia para uma alimentação equilibrada em todas as circunstâncias e também durante gravidez, é a pirâmide nutricional. Para cuidar da linha, é recomendável escolher alimentos sem cremes ou com poucas calorias, que forneçam os nutrientes indispensáveis sem juntar calorias desnecessárias. Desta maneira, é possível controlar o peso.
6 - Proibidos os exercícios físicos de risco
Sabe-se que o exercício físico é fonte de boa saúde. Ao falar de "exercícios físicos" referimo-nos a toda a actividade física que exceda as tarefas habituais e quotidianas; concretamente: caminhar, andar de bicicleta, praticar ginástica ou algum desporto como o ténis ou a natação. Nesse sentido, poderemos considerar dois grupos de mulheres: aquelas que não realizaram actividade física alguma antes da gravidez, e as que estão habituadas a praticar algum desporto e se encontram em bom estado físico. Se não está habituada a fazer ginástica, a gravidez não é o momento ideal para começar, uma vez que isso constitui uma exigência física muito importante para o organismo, e é necessário ser muito cuidadosa na hora de avaliar situações de consumo energético. Não obstante, se assim o deseja, pode caminhar em locais de ar livre e bem oxigenados, fazer ginástica para grávidas, iniciar a prática de yoga ou exercícios de relaxamento. Mas sempre de maneira gradual e mediante movimentos suaves e coordenados, descansando de cada vez que se sinta cansada ou fatigada. Se por outro lado está habituada a fazer exercício físico e está bem treinada, não há motivo para abandonar as actividades habituais. Inclusivamente, o exercício pré-natal poderia diminuir as dores frequentes de cintura, as cãibras, a obstipação e a acidez, além de aumentar a capacidade energética da grávida e melhorar a sua respiração e oxigenação. Mas atenção: é preciso pôr de lado o aspecto competitivo. O excesso de actividade acima do tolerável pode prejudicar a evolução da gravidez. Por isso, é bom praticar o seu desporto habitual mas não obrigar-se a terminar nenhuma partida. As actividades como o esqui (aquático ou na neve) e o hipismo não são recomendáveis durante a gestação, devido à possibilidade de acidentes que implicam.

Habitualmente ouvimos dizer que as tintas para o cabelo são proibidas durante a gravidez. No entanto, não há inconvenientes em utilizar produtos como o "Inné", dado que se trata de um corante vegetal que não implica risco algum durante a gestação. Quanto ao resto das tintas, convém aplicá-las somente para fazer reflexos ou madeixas, de modo que não tomem contacto directo com o couro cabeludo.
Dicas de Alimentação
A Alimentação na Gravidez
--------------------------------------------------------------------------------
Nutrição na Gestação
Entrevista com a Nutricionista Maria Terezinha Antunes
Supervisão de Nutrição - Hospital São Lucas - PUC
É importante cuidar da alimentação na gravidez?
A gravidez é um momento especial na sua vida. E a boa nutrição, neste momento, é mais importante do que nunca. Mulheres com uma nutrição adequada durante a gravidez têm menos complicações e dão a luz a bebês mais saudáveis. O popular "você terá que comer por dois" é de certo forma, verdadeiro.
Embora não precise comer duas vezes mais quantidade de alimentos, o que você come é, agora, duas vezes mais importante. Seu corpo precisa de alimentos nutritivos para você se manter saudável, ganhar a quantidade desejável de peso e fornecer os nutrientes que seu filho necessita para crescer e se desenvolver de maneira adequada.
Quais os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê?
As proteínas, calorias, vitaminas e minerais são essenciais para o desenvolvimento de um bebê saudável. Se existe excesso ou falta desses nutrientes, o desenvolvimento das células não é perfeito e o bebê pode nascer com baixo peso.
Qual a importância da proteína na alimentação da gestante?
As células do bebê em desenvolvimento são constituídas principalmente de proteínas, e as mudanças no corpo da mãe, particularmente a placenta, também necessitam dessas proteínas.
Quais as melhores fontes de proteínas?
Carnes, ovos, leite e derivados.
Qual a importância dos carboidratos para a alimentação da gestante?
Os carboidratos devem ser fonte primária de calorias. Eles são convertidos rápida e eficientemente em energia. As gorduras dos alimentos podem, também, ser usadas para energia. Mas os carboidratos, e não as gorduras, são necessários para o sistema nervoso e cérebro de seu bebê. São encontrados em frutas e amidos (pães, cereais, grãos, batatas, milho e outros), por exemplo. São o combustível da vida.
Quais as vitaminas importantes na gravidez?
As vitaminas são essenciais para a utilização dos carboidratos, elas são necessárias para a maioria das funções do corpo. TODAS as vitaminas são importantes durante a gestação e a maioria pode ser obtida através de uma alimentação variada e equilibrada.
Quais os minerais importantes na gravidez?
Os minerais também têm muitas funções. Dois deles são muito importantes durante a gestação: o ferro e o cálcio. Se você não os ingere em quantidade suficiente, seu bebê em crescimento irá usar o cálcio de seus ossos e o ferro de seu sangue. Isso não é bom para você.
Qual a importância do ferro?
O ferro é importante na formação do sangue. A necessidade desse mineral duplica durante o período da gestação. A anemia é comum na gravidez e normalmente ocorre no final do primeiro trimestre até o começo do terceiro. Os sintomas são: fraqueza e tonturas. A razão da anemia é que o suprimento de sangue aumenta cerca de 50%. É, então, necessário ferro em grande quantidade. Os alimentos ricos em ferro são as carnes vermelhas, fígado, peixes, frutos do mar e aves; ameixas e outras frutas secas; feijões; hortaliças folhosas (ex: couve, espinafre, brócolis).
Qual a importância da vitamina C para absorção do ferro?
A vitamina C ajuda na absorção do ferro que vem das plantas, quando ingeridos ao mesmo tempo. Portanto aumente o consumo dos alimentos ricos nesta vitamina, quando você ingerir fontes ricas em ferro de origem vegetal.
Quais são os alimentos ricos em vitamina C?
Frutas: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros.
Hortaliças: brócolis, pimentões verdes, tomate, aspargos, couve-flor, entre outros.
Porque o cálcio é importante na gravidez?
As mulheres grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Seu corpo também está estocando cálcio para produçao de leite após o nascimento do bebê. Se sua alimentação é pobre neste mineral, você pode ter cãimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde em sua vida. Isso porque, se você não ingere cálcio, seu bebê o retira de suas reservas, principalmente de seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.
Quais são os alimentos ricos em cálcio?
Leite, queijo, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda, tofu processado com sais de cálcio.
Qual o ganho de peso recomendado na gravidez?
O ideal é de 11 a 15 kg.
De maneira geral , o ganho de peso deve ser :
primeiro trimestre - aproximadamente 1 a 2 kg no total;
segundo e terceiro trimestres - aproximadamente 500 g por semana.
Algumas mulheres podem perder peso no início da gravidez.
Cafeína pode ser ingerida ou não?
Os estudos não chegaram a nenhuma conclusão definitiva se a cafeína pode ou não causar problemas durante a gravidez. A cafeína é um estimulante que pode atravessar a placenta e entrar no sangue do bebê, e, deixá-lo agitado. A cafeína, pode também, interferir com a absorção do ferro e, em muitas mulheres grávidas, pode causar náuseas e azia. Por essas razões, é aconselhável limitar a ingestão de café, chás, chocolate e refrigerantes (colas), para no máximo, dois copos por dia.
Porque não deve ser ingerido álcool durante a gestação?
O álcool em excesso está relacionado com deficiências mentais, retardo no crescimento e anormalidades comportamentais nos bebês. O seu sangue circula através de cada órgão do corpo de seu bebê. Ele atravessa a placenta e entra no sistema circulatório do feto. Se o álcool e outras drogas estão em seu sangue, seu bebê está exposto a eles. O álcool também contém calorias e poucos nutrientes.Por todas essas razões a mulher grávida deve evitar completamente o álcool.
Desejos e aversões alimentares durante a gestação são comuns. Como lidar com eles?
A maioria dos desejos não são prejudiciais e normalmente não levam a deficiências nutricionais. Aprecie os alimentos saborosos, mas certifique-se de comer pelo menos o número recomendado de porções de cada grupo alimentar. As aversões também são comuns. Se você não pode tolerar certos alimentos nutritivos, tente substituir por outros do mesmo grupo. Dessa forma não lhe faltarão os nutrientes importantes.
Entrevista com a Nutricionista Maria Terezinha Antunes
Supervisão de Nutrição - Hospital São Lucas - PUC
É importante cuidar da alimentação na gravidez?
A gravidez é um momento especial na sua vida. E a boa nutrição, neste momento, é mais importante do que nunca. Mulheres com uma nutrição adequada durante a gravidez têm menos complicações e dão a luz a bebês mais saudáveis. O popular "você terá que comer por dois" é de certo forma, verdadeiro.
Embora não precise comer duas vezes mais quantidade de alimentos, o que você come é, agora, duas vezes mais importante. Seu corpo precisa de alimentos nutritivos para você se manter saudável, ganhar a quantidade desejável de peso e fornecer os nutrientes que seu filho necessita para crescer e se desenvolver de maneira adequada.
Quais os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê?
As proteínas, calorias, vitaminas e minerais são essenciais para o desenvolvimento de um bebê saudável. Se existe excesso ou falta desses nutrientes, o desenvolvimento das células não é perfeito e o bebê pode nascer com baixo peso.
Qual a importância da proteína na alimentação da gestante?
As células do bebê em desenvolvimento são constituídas principalmente de proteínas, e as mudanças no corpo da mãe, particularmente a placenta, também necessitam dessas proteínas.
Quais as melhores fontes de proteínas?
Carnes, ovos, leite e derivados.
Qual a importância dos carboidratos para a alimentação da gestante?
Os carboidratos devem ser fonte primária de calorias. Eles são convertidos rápida e eficientemente em energia. As gorduras dos alimentos podem, também, ser usadas para energia. Mas os carboidratos, e não as gorduras, são necessários para o sistema nervoso e cérebro de seu bebê. São encontrados em frutas e amidos (pães, cereais, grãos, batatas, milho e outros), por exemplo. São o combustível da vida.
Quais as vitaminas importantes na gravidez?
As vitaminas são essenciais para a utilização dos carboidratos, elas são necessárias para a maioria das funções do corpo. TODAS as vitaminas são importantes durante a gestação e a maioria pode ser obtida através de uma alimentação variada e equilibrada.
Quais os minerais importantes na gravidez?
Os minerais também têm muitas funções. Dois deles são muito importantes durante a gestação: o ferro e o cálcio. Se você não os ingere em quantidade suficiente, seu bebê em crescimento irá usar o cálcio de seus ossos e o ferro de seu sangue. Isso não é bom para você.
Qual a importância do ferro?
O ferro é importante na formação do sangue. A necessidade desse mineral duplica durante o período da gestação. A anemia é comum na gravidez e normalmente ocorre no final do primeiro trimestre até o começo do terceiro. Os sintomas são: fraqueza e tonturas. A razão da anemia é que o suprimento de sangue aumenta cerca de 50%. É, então, necessário ferro em grande quantidade. Os alimentos ricos em ferro são as carnes vermelhas, fígado, peixes, frutos do mar e aves; ameixas e outras frutas secas; feijões; hortaliças folhosas (ex: couve, espinafre, brócolis).
Qual a importância da vitamina C para absorção do ferro?
A vitamina C ajuda na absorção do ferro que vem das plantas, quando ingeridos ao mesmo tempo. Portanto aumente o consumo dos alimentos ricos nesta vitamina, quando você ingerir fontes ricas em ferro de origem vegetal.
Quais são os alimentos ricos em vitamina C?
Frutas: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros.
Hortaliças: brócolis, pimentões verdes, tomate, aspargos, couve-flor, entre outros.
Porque o cálcio é importante na gravidez?
As mulheres grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Seu corpo também está estocando cálcio para produçao de leite após o nascimento do bebê. Se sua alimentação é pobre neste mineral, você pode ter cãimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde em sua vida. Isso porque, se você não ingere cálcio, seu bebê o retira de suas reservas, principalmente de seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.
Quais são os alimentos ricos em cálcio?
Leite, queijo, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda, tofu processado com sais de cálcio.
Qual o ganho de peso recomendado na gravidez?
O ideal é de 11 a 15 kg.
De maneira geral , o ganho de peso deve ser :
primeiro trimestre - aproximadamente 1 a 2 kg no total;
segundo e terceiro trimestres - aproximadamente 500 g por semana.
Algumas mulheres podem perder peso no início da gravidez.
Cafeína pode ser ingerida ou não?
Os estudos não chegaram a nenhuma conclusão definitiva se a cafeína pode ou não causar problemas durante a gravidez. A cafeína é um estimulante que pode atravessar a placenta e entrar no sangue do bebê, e, deixá-lo agitado. A cafeína, pode também, interferir com a absorção do ferro e, em muitas mulheres grávidas, pode causar náuseas e azia. Por essas razões, é aconselhável limitar a ingestão de café, chás, chocolate e refrigerantes (colas), para no máximo, dois copos por dia.
Porque não deve ser ingerido álcool durante a gestação?
O álcool em excesso está relacionado com deficiências mentais, retardo no crescimento e anormalidades comportamentais nos bebês. O seu sangue circula através de cada órgão do corpo de seu bebê. Ele atravessa a placenta e entra no sistema circulatório do feto. Se o álcool e outras drogas estão em seu sangue, seu bebê está exposto a eles. O álcool também contém calorias e poucos nutrientes.Por todas essas razões a mulher grávida deve evitar completamente o álcool.
Desejos e aversões alimentares durante a gestação são comuns. Como lidar com eles?
A maioria dos desejos não são prejudiciais e normalmente não levam a deficiências nutricionais. Aprecie os alimentos saborosos, mas certifique-se de comer pelo menos o número recomendado de porções de cada grupo alimentar. As aversões também são comuns. Se você não pode tolerar certos alimentos nutritivos, tente substituir por outros do mesmo grupo. Dessa forma não lhe faltarão os nutrientes importantes.
domingo, 21 de outubro de 2012
9 Semanas que estou dentro da barriga da mamãe....

No final da semana, seu feto terá cerca de 2,3 centímetros de comprimento e apenas 2 gramas de peso.
Os pulsos estão mais desenvolvidos, os tornozelos já se formaram e os dedos das mãos e dos pés são claramente visíveis. Os braços vão ficando mais compridos e já se flexionam nos cotovelos.
Ao fim da semana, as estruturas internas dos ouvidos estão concluídas.Embora ainda não dê para identificar o sexo do bebê pelo ultra-som, os órgãos genitais começaram a se formar. A esta altura, a placenta já se desenvolveu o suficiente para assumir a maior parte do importante trabalho que é produzir os hormônios.
Com nove semanas de gravidez completas, entrando na décima, você pode estar com a impressão de estar ficando maluca. Um dia está feliz da vida, no outro de péssimo humor. Por mais que essa instabilidade emocional incomode, principalmente mulheres que gostam de estar no controle da situação, ela é normal e deve continuar por toda a gravidez. Um dos motivos da turbulência nas emoções são os hormônios, que estão a toda no corpo.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Amorrrrrrrrrrr
Joyce Palazzo Martins, Vanessa Menezes Tiberio, Karine Rovira Kasperavicius e outras 35 pessoas curtiram isso.
Graziele Tunis Linda , Parabens que Deus abençoe esta fase maravilhosa da sua vida, Felicidades !!!!
Luana Martins Silvani Muito obrigado a todos..... Pois é maravilhoso ser abençoada por Deus mais uma vez, agradeço de coração e cada uma de vcs tem um espacinho especial nele......
Mayra Paula Lú parabéns que Deus te ilumine e te de muita paz nessa linda gestação, pois vc merece ser muito feliz bjos grande!!!!!!!!
Estamos grávidos......
Humberto Brasil, Marcio Silva Santos, Daniela Marques Sousa e outras 11 pessoas curtiram isso.
Paty Piti Maia MINHA AMIGA LINDA QUE DEUS TE ABENÇOE CADA DIA MAIS E MAIS VOU ACOMPANHAR ESSE BB LINDO A CADA PASSO SEU E CRESCIMENTO DESSE BEBEZINHO...MUITA SAUDE E PAZ
Assinar:
Postagens (Atom)